Montagem, configuração e manutenção de computadores
Montagem de computadores:
Ferramenta(s) necessária(s): Chave para apertar e desapertar parafusos;
a) Fenda, (b) Phillips ou Estrela, (c) Pozidriv, (d) Torx, (e) Allen, (f) Robertson, (g) Tri-Wing, (h) Torq-Set, (i) Spanner.
Alicates;
Pulseira Antiestática.
Verifique se todas as peças que comprou estão a sua disposição.
Procure todos os manuais de instrução, organize-os e leia-os.
Dê preferência a lugares secos, ventilados e com muita luz.
Precauções de Segurança:
A eletricidade estática pode causar danos aos equipamentos que comprou, então é interessante, se quer trabalhar com total segurança, usar a pulseira antiestática.
Tenha certeza da voltagem dos equipamentos antes de ligá-los.
Na montagem do computador, procure dar preferência a seguinte sequência:
Observações: Após os testes, só vá adiante se tiver sucesso, do contrário tente descobrir o que há de errado. É preferível fechar o gabinete só no final quando todos os componentes estiverem funcionando corretamente.
Placa mãe.
Coloque o processador (CPU).
Coloque as memórias RAM.
Teste 1. Testar estes componentes ligados com vídeo onboard (se tiver). Conecte uma fonte qualquer à placa mãe para efetuar o teste (é mais fácil do que usar a que está no gabinete). Ligue a saída de vídeo ao monitor que comprou.
Veja os componentes internos de uma placa mãe, e note:
DRAM é onde seria colocado a memória RAM.
CPU Socket é onde seria colocado o processador.
Abra o gabinete e parafuse a placa mãe no gabinete.
Coloque as placas offboard, uma por vez (se houver).
Teste 2. Para cada placa offboard faça um teste com o conjunto que já foi montado. Com placa de vídeo é fácil fazer o teste, é só olhar a saída de vídeo, já de áudio requer um software especial.
Coloque os discos rígidos (HD).
Teste 3. Conecte o teclado, vá a BIOS, veja se aparecem os HDs.
Instale os drives de CD/DVD/Blu-Ray (drives óticos).
Teste 4. Vá a BIOS verifique se os drives aparecem.
Feche o gabinete.
Conecte o mouse.
Prepare para instalar o Sistema Operacional.
Ferramentas para configuração de computadores:
Botão desliga ATX
Utilizando uma Placa-Mãe ATX, o botão on-off do gabinete deve ser ligado diretamente a placa mãe. O conector de dois pinos deve ser ligado no encaixe "Power Switch", que fica junto com os demais conectores do painel.
Speaker
Mesmo que o seu computador não possua uma placa de som, em muitas ocasiões você ouvirá alguns bips. Estes sons são gerados diretamente pelo processador, com a ajuda de um pequeno auto-falante encontrado no gabinete, o que explica a sua baixa qualidade.
Botão de Reset:
Apesar de podermos reiniciar o PC com o comando Ctrl+Alt+Del, há situações em que esse comando não funciona. Com o botão reset podemos evitar desligar e religar o computador.
Keylock:
O keylock é uma ferramenta para impedir que outras pessoas mexam no computador. Com uma fechadura no gabinete, você pode fazer com que o teclado pare de funcionar, porém a fechadura funciona apenas com o teclado, e pessoas experientes podem violar a fechadura.
Manutenção:
A manutenção de um computador é a ação, ou conjunto de ações, desencadeada com o objetivo de solucionar um problema diagnosticado no computador, ou antever o problema por meio de análise de situações no funcionamento do computador, relacionado a software e/ou hardware. Existem dois tipos de manutenção:
Chama-se manutenção preventiva a ação ocorrida com base na análise prévia do computador, de seu funcionamento e execução, relacionado à CPU e todos os periféricos, entendendo e aplicando-se ações que para evitar que determinados bugs (de software e/ou hardware) ocorram.
A manutenção corretiva é a ação ocorrida com base na falha de execução (de hardware e/ou software) de computador, relacionado à CPU e todos os periféricos, aplicando-se ações para solucionar os erros encontrados.