Sistemas Operacionais: MS-DOS
História:
Criado por Tim Paterson, inicialmente tinha o nome de QDOS (Quick and Dirty Operation System). Era apenas um produto interno criado para testar uma nova placa com UCP 8086. Também não rodava nas CPUs 8080 (ou compatíveis) exigidas pelo CP/M-80. A Microsoft licenciou-o da SCP, fez algumas modificações e licenciou-o posteriormente à IBM (vendido como PC-DOS) para seu novo 'PC' usando a CPU 8088 (que internamente era idêntica à 8086), e a vários outros fabricantes de hardware, vendido então como MS-DOS.
Versões e Características:
PC-DOS 1.0: Ela suportava até 256 kB de RAM e dois disquetes de 160 kB 5.25" de face única. Suas principais características era ser um sistema monousuário emonotarefa(monoprocessado).
PC-DOS 1.1: Trouxe suporte aos disquetes de 320 kB dupla-face.
PC-DOS e MS-DOS 2.0: Foram as primeiras versões a suportar o PC/XT e drives de discos fixos (comumente chamados de drives de disco rígido). A capacidade dos disquetes foi elevada a 180 kB (face única) e 360 kB (dupla face) com o uso de nove setores por trilha em vez de oito.
MS-DOS 3.0: Suportava inicialmente disquetes de 1.2MB e discos rígidos de 32MB. Incluiu também códigos de erro mais estendidos, de forma que permitia que os programas obtivessem uma explicação mais detalhada do que aconteceu de errado, quando um erro surge.
MS-DOS 3.1: Introduziu o suporte à redes, com serviços que permitiam o "travamento" e "destravamento" do acesso a todas as partes de um arquivo.
MS-DOS 3.2: Ele adicionou suporte aos disquetes de 720 kB/3.5". Ele também incluiu o suporte para que o sistema a usasse linguagens diferentes do inglês americano.
MS-DOS 3.3: introduziu os discos lógicos. Também foi adicionado suporte aos disquetes de 1.44 MB/3.5" e o suporte para até quatro portas seriais reconhecidas pelo sistema.
MS-DOS 4.0: suportava discos de até 2 GB, sem a necessidade de se criar partições, (discos cujos tamanhos variavam, geralmente, entre 40 e 60 MB na época), e teve a adição de uma shell chamada DOSSHELL.
MS-DOS 5.0: incluiu o interpretador (compilador) de BASIC em tela cheia, o QBasic, também trazendo um editor de texto em tela cheia. Um utilitário de cache de disco (SmartDrive), capacidade de undelete, e outras melhorias foram incluídas nessa versão.
MS-DOS 6.0: O utilitário de compressão de disco chamado DoubleSpace foi adicionado. O MS-DOS 6.0 também trouxe o desfragmentador de disco DEFRAG, o MSBACKUP para criação de backups, otimização de memória com o MEMMAKER, e um princípio de protetor anti-vírus, MSAV.
MS-DOS 6.2: O utilitário DoubleSpace foi melhorado, foi adicionado um novo utilitário de checagem de disco, SCANDISK (similar ao fsck do Unix), além de outras melhorias.
MS-DOS 6.21: DoubleSpace removido do sistema operacional.
MS-DOS 6.22: Novo pacote de compressão de disco, DriveSpace.
Comandos internos e externos:
Comandos Internos:
BREAK
CALL
CHCP
CHDIR(CD)
CLS
COPY
CTTY
DATE
DEL(ERASE)
DIR
ECHO
EXIT
FOR
GOTO
IF
MKDIR(MD)
PATH
PAUSE
PROMPT
REM
RENAME(REN)
RMDIR(RD)
SET
SHIFT
TIME
TYPE
VER
VERIFY
VOL
Comandos externos (MS-DOS 5.0):
APPEND.EXE
ASSIGN.COM
ATTRIB.EXE
BACKUP.EXE
CHKDSK.EXE
COMMAND.COM
COMP.EXE
DEBUG.EXE
DISKCOMP.COM
DISKCOPY.COM
DOSKEY.COM
DOSSHELL.COM
EDIT.COM
EDLIN.EXE
EMM386.EXE
EXE2BIN.EXE
EXPAND.EXE
FASTOPEN.EXE
FC.EXE FDISK.EXE
FORMAT.COM
GRAFTABLE.COM GRAPHICS.COM
HELP.EXE
JOIN.EXE
KEYB.COM
LABEL.EXE
MEM.EXE
MIRROR.COM
MODE.COM
MORE.COM
NLSFUNC.EXE
PRINT.EXE
QBASIC.EXE
RECOVER.EXE
REPLACE.EXE
RESTORE.EXE
SETVER.EXE
SHARE.EXE
SORT.EXE
SUBST.EXE
SYS.COM
TREE.COM
UNDELETE.EXE
UNFORMAT.COM
XCOPY.EXE